segunda-feira, 9 de julho de 2012

Liberdade de Expressão - Sentido

Hoje em dia, creio que o conceito de "Liberdade de Expressão" tenha se expandido, e, indo a um ponto que não é realmente o que realmente devia expressar.

Mas então, o que seria de fato, "Liberdade de Expressão"?

Para mim, é se expressar, sem ser cortado, criticado de modo não-construtivo, sofrer com censura, etc.

Darei como exemplo o "políticamente correto" na área de piadas: Uma piada, pra ser políticamente correta, dentro do meus conceitos, deve ser do tipo que não afete nenhum grupo ou pessoa em específico. Entretanto, é notável que certas piadas sejam mais engraçadas se por exemplo, ela se relacionar com futebol, ainda mais citando um time qualquer - Lembram de Corinthians e Libertadores?

Mas até para se "Libertar" precisa ser responsável, arcar com aquilo que diz. Pois, pode acabar tendo que lidar com algo chamado "Bullying" - Sendo que muitas vezes creio que a intenção nem era essa.

Com a Internet e tudo, se tornou mais fácil dizer o que pensa, falar o que gosta e o que não gosta. Mas muitas coisas não podem entrar no conceito de "Liberdade de Expressão"


Para mim, "Liberdade de Expressão" é lutar por uma opinião, um conceito forte - Um desejo de mudança - mesmo que ela seja pouco difundida. E livre de censura.


Considero algumas Passeatas em prol de algo uma Liberdade de Expressão, considero Protestos uma Liberdade de Expressão - Entretanto, sempre reeprendida e desencorajadas por militares e policiais prontos para dissipar o povo.

Falar sobre este tema requer muita reflexão acerca do que é ou não é Liberdade de Expressão, portanto, nos comentários, diga o que você acha, afinal de contas, o que seria Liberdade de Expressão, em seu sentido Real.

- Pethlyn Parga Bueno - 1012

Nenhum comentário:

Postar um comentário