segunda-feira, 9 de julho de 2012

Liberdade de Expressão - Religião


Vivemos num país democrático?

 Se pensarmos bem, somos rotulados quando dizemos nossa religião. Quantas vezes você meu amigo evangélico expõe sua crença e é taxado de Neurótico, Extremista e Idiota? Ou um católico que é xingado de forma igual? São tantas coisas que ouvimos hoje em dia que nos abisma. 

Todos somos livres para seguirmos o que quisermos. Aposto que em algum momento de sua vida você já se sentiu deslocado ou ameaçado de certa forma por causa disso. A intolerância é constante. Você alguma vez já foi mandado pro Inferno, Conversar com o Capeta, acertar as contas com Deus ou receber uma Macumba das bravas? Isso meu amigo, em algumas situações é engraçado, mas de modo geral é deplorável. É bom todos reservarem um momento a meditação, mas é vital saber separar sua vida espiritual da social. Liberdade de Expressão é necessário, porém tudo tem limite. Certamente todos querem exibir sua convicção e isso é interessante, mas tenham consciência e não ofendam ninguém.

 Compartilhando experiências falemos um pouco sobre nós... Colegas Evangélicos, vocês já pararam pra conversar com alguém depois de muito tempo e ele vira e manda a clássica: “Não acredito que você dá dinheiro pra sua Igreja. Você sabe que eles vão usar tudo pra comprar fazendas... E essa história de “Tô possuído! Socorro!”... Vocês são loucos.”  Ou você Católico fervoroso que escuta: “Essas imagens de Santo são roubada... Eles te espiam a noite e dão seu nome ao Coisa-Ruim. E quantos Padres de sua Paróquia foram presos?”. Ou a clássica as Testemunhas de Jeová. “Eu posso conversar contigo sem você bater na minha porta de manhã?” . Sério, tem várias religiões e várias piadas em graça que eu poderia citar. Então, não faça isso. 

E pra terminar, alguém me diz onde posso comprar uma vaga no céu... Tem que dar pra parcelar em 12x no cartão... Tá parei.
 Nos comentários, divida alguma experiência conosco. Não precisa ter vergonha... E se identifique... Sou curiosa. 

- Marieanne C. Schmidt - 1012

Liberdade de Expressão - Imprensa

A Imprensa está ligada diretamente a Liberdade de Expressão.

Mas por que? Porque foi ela que mais lutou pelo seu direto de informar aos seus receptores - Sejam leitores, pessoas que ouviam rádio ou TV, etc. - E isso quase sempre aparece nos livros de História, junto de algo chamado "Censura".

Não é preciso muito conhecimento para saber disso. Mas uma coisa é mostrar as notícias como elas são, sem alteração de palavras, sentidos ou até a exclusão dela. - Mesmo que choque o povo ou crie uma revolução. (Sinceramente, se chegar a este ponto, algo bem "Inexplicável" está sendo feita debaixo dos panos, o que é algo inadimissível) e outra coisa é Sensacionalismo. 

Criar notícias bizarras - algumas até possíveis de acreditar, para mim, é uma falta de respeito com o povo, que almeja conhecer, se informar, e inocentemente receber notícias que só foram feitas para dar popularidade ao jornal. Julgo isto falta de ética, também, pois os jornalistas, editores, colonistas... Foram todos contratatos para mostrar a verdade ao povo, não criar mais uma mentira num mundo cheio delas.

Entretanto, é muito legal ver sites humorísticos ao estilo de noticiários, que nos faz rir e cria um entreterimento. E o mais engraçado - Mas é uma demostração da falta de atenção da imprensa -, é que mesmo eles afirmando serem humorísticos e falsos, acontecem de passar de mão em mão e tornar-se "verdade", vindo parar em sites de empresas jornalísticas reais.

"A Imprensa está ligada a Liberdade de Expressão" seja pro que ela for dizer - Alimentar o sentimento o povo de mudança, fazê-los buscar conhecimentos, entreter, criar novas lembranças (Sejam elas divertidas ou tristes) - Isto também é expressão. E quando é feito sem se prender a censura nem nada, é liberdade.

- Tainá de Freitas - 1012

Liberdade de Expressão - Sentido

Hoje em dia, creio que o conceito de "Liberdade de Expressão" tenha se expandido, e, indo a um ponto que não é realmente o que realmente devia expressar.

Mas então, o que seria de fato, "Liberdade de Expressão"?

Para mim, é se expressar, sem ser cortado, criticado de modo não-construtivo, sofrer com censura, etc.

Darei como exemplo o "políticamente correto" na área de piadas: Uma piada, pra ser políticamente correta, dentro do meus conceitos, deve ser do tipo que não afete nenhum grupo ou pessoa em específico. Entretanto, é notável que certas piadas sejam mais engraçadas se por exemplo, ela se relacionar com futebol, ainda mais citando um time qualquer - Lembram de Corinthians e Libertadores?

Mas até para se "Libertar" precisa ser responsável, arcar com aquilo que diz. Pois, pode acabar tendo que lidar com algo chamado "Bullying" - Sendo que muitas vezes creio que a intenção nem era essa.

Com a Internet e tudo, se tornou mais fácil dizer o que pensa, falar o que gosta e o que não gosta. Mas muitas coisas não podem entrar no conceito de "Liberdade de Expressão"


Para mim, "Liberdade de Expressão" é lutar por uma opinião, um conceito forte - Um desejo de mudança - mesmo que ela seja pouco difundida. E livre de censura.


Considero algumas Passeatas em prol de algo uma Liberdade de Expressão, considero Protestos uma Liberdade de Expressão - Entretanto, sempre reeprendida e desencorajadas por militares e policiais prontos para dissipar o povo.

Falar sobre este tema requer muita reflexão acerca do que é ou não é Liberdade de Expressão, portanto, nos comentários, diga o que você acha, afinal de contas, o que seria Liberdade de Expressão, em seu sentido Real.

- Pethlyn Parga Bueno - 1012

Liberdade de expressão - Introdução

Liberdade quer dizer poder dizer o que quer com educação sem ser criticado pelo que pensa.

    É mostrar suas idéias, pensamentos, sentimentos, ou seja, mostrar o que você pensa sem ser ignorado, criticado e até mesmo maltratado por pensar daquele jeito.
   Hoje em dia comparado com uns tempos atrás está mais relevantes em relação ao tal, mas ainda há muito que se mudar.
   Começando primeiramente olhando para nós mesmos não podemos falar do próximo se nossos pensamentos e o que achamos certo estão livres para mudar também.


   Um exemplo excelente para educar jovens sobre liberdade é palestra nas escolas e não só nas escolas nem só para jovens na cidade também para todos, na internet, nos rádios e etc.

Liberdade de expressão é importante para saber o que o próximo pensa, mas, principalmente para mostrar que você sabe ouvir educadamente a opinião do seu amigo.

- Natália Sardinha Gonçalves - 1012